Quanto custa um filhote ..

25/07/2017 10:24

Na verdade deveria ser "o que você está pagando quando adquire um animal de um criador ético".

A frase que inicia, em regra, uma aquisição de um companheiro ou companheira par a muitos anos... e a pergunta é muito difícil de ser respondida. Quando se vende um filhote não está sendo vendido um produto e sim espalhando, compartilhando alegrias. Tudo o que vem antes daquela bolinha de pelo chegar ao colo do novo dono é uma imensidão de responsabilidade, que só é bem feita se nela tiver o compromisso e o amor.

TUDO COMEÇA BEM ANTES ....quando é selecionado o padreador e a matriz, lá se vão tempo e estudo para o aperfeiçoamento da raça. Não estou aqui falando apenas em características físicas, mas o constante aperfeiçoamento e melhoria de pontos fracos. É muito mais que isso, atrás da escolha também tem tempo de observação e estudo de atributos hereditários e características comportamentais.

Ao prever um acasalamento olha-se para trás, observa outras ninhadas como podemos melhorar o computo geral daquela ninhada... Não se olvidando, jamais, que por mais que se busque a perfeição está se atuando no campo da biologia e não matemática..logo nada é tão exato.
A preparação para cruza também importa no manejo, separando o casal do grupo, preparando a fêmea , alterando a rotina de alimentação.
Ao passar o tempo da cruza é aquele olhar diário que exige do criador tempo observar a evolução da fêmea , exame para monitorar a prenhez. A chegada da hora da parida não é tão simples, exige cuidados prévios, deixar o kit parto na mão e tudo pronto , muitas madrugadas são acordadas acompanhando e amparando o momento do parto.
Nascem os filhotes e o cuidado se torna exponencial. Agora, é cuidado de hora em hora, checar os filhotes e a mãe. A alimentação da mãe, nesse momento, é fundamental para o bom desenvolvimento dos filhotes.. O manejo do canil se torna bem mais complicado porque exige do criador /criadora muito mais tempo, não é simples limpeza é muito mais, é cuidados com vacinas, vermífugos, é a monitoria do peso, protocolo de vacinas, massagens, alimentos e suplementos.. é um mundo de cuidados. Horas de sono, dedicação e muito amor.
Ainda, há que cuidar do atendimento ao cliente e da imagem do canil, então lá se vai mais tempo e dedicação tirando fotos, fazendo vídeos e atendendo cliente, muitas vezes, cansado/a.. aí o cliente escolhe o seu companheiro/a.
Acham que acabou... nada, agora além de todos os cuidados é preciso cuidar da documentação, cotação e envio das bolinhas peludas. Chegar 3 horas antes, no caso do terminal de cargas de Brasília, não é só chegar 3 horas antes. Para que aquela fofurinha esteja ali na caixa de transporte tirando a foto do embarque tem todo um preparo antes.
O canil continua com o embarque, então todos precisam estar limpos e tratados antes da saída para o aeroporto. Todo o preparo também envolve cuidados predecessores a viagem.. cuidar da alimentação, banho, massagem relaxante para que o filhote sofra o menos possível, apartando-o da matilha somente no momento previamente calculado.
A ida ao aeroporto sempre tem lágrimas e a certeza de que serão felizes e amados no seu novo lar..As lágrimas dão lugar a alegria que será compartilhada e lá vamos nós de novo .. cuidando do canil pois a volta pra casa não acaba o dia..
Tudo isso sem falar em alimentação de boa qualidade para todos os cães adultos e filhotes.. bom isso é um outro mundo de estudo e dedicação.
Por tudo isso criar é uma arte, que exige amor e dedicação, não é a venda de um produto que põe no correio e vai embora. É a simples cobrança por um serviço de qualidade que não se esgota com a entrega.
Canil Heeler Selivon,
Criamos porque amamos.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

Canil Heeler Selivon © 2014 Todos os direitos reservados.